11 outubro, 2014

OS DOIS TIPOS CLÁSSICOS DE PETISTAS.





Há dois tipos clássicos de petistas: o sem pudor e o envergonhado. 

O petista sem pudor vota no PT em toda e qualquer situação. Ele reconhece os malfeitos do partido e de suas lideranças, mas os justifica dizendo que isso é normal na política.  

O petista envergonhado, por sua vez, não usa mais na camisa a estrelinha do partido. Não enfeita seu carro com a bandeira vermelha, ou com outros adereços de campanha. Ele vota no PT em silêncio obsequioso, porque nada pode ser pior do que votar contra o PT. 

Entre os petistas envergonhados há uma pequena parcela que, de tão constrangida, vota no PSOL. Em primeiro lugar porque o PSOL é o PT de antanho; um PT que esse militante pejado tem saudade. Em segundo lugar, porque ele crê que votar no PSOL lhe devolve uma aura de pureza que o petista sem pudor não consegue mais ostentar. Todavia, como ele sabe que o PSOL é nanico - não consegue sequer 3% dos votos nacionais - esse petista camuflado, diante da real ameaça de derrocada do PT, revela a sua verdadeira natureza e adere aos mesmos princípios do petista sem pudor: a mentira, a difamação e a calúnia.
   
Para não parecer contraditório, o petista envergonhado que votou no PSOL justifica o seu voto no PT como um voto crítico. 

Um petista sem pudor tem orgulho de José Dirceu, Jose Genoíno, João Paulo Cunha e Delúbio Soares; mas despreza Marcos Valério, Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto e outros condenados do mensalão que não são petistas. 

Um petista envergonhado lamenta, um tanto incrédulo, que lideranças do partido tenham sucumbido à corrupção rasteira, mas busca consolo na crença de que se o PT roubou, os outros roubaram ainda mais.

Um petista sem pudor abraça com entusiasmo Sarney, Collor, Renan, Maluf. Um petista envergonhado olha para essas alianças com tristeza, mas se for para vencer as eleições, ele as aceita resignado.

Embora haja diferenças entre um petista sem pudor e um petista envergonhado, não nos esqueçamos:

Um petista sem pudor detesta a imprensa livre. Um petista envergonhado também.

Um petista sem pudor deplora o capitalismo. Um petista envergonhado também.

Um petista sem pudor chama o adversário de coxinha ou de reacionário. Um petista envergonhado também

Um petista sem pudor acusa o adversário de crimes que ele pratica. Um petista envergonhado também.

Um petista sem pudor considera a derrota do PT um retrocesso, um golpe. Um petista envergonhado também.

Um petista sem pudor considera alienado, burro, conservador, reacionário, o eleitor que não vota no PT. Um petista envergonhado também.




Nenhum comentário: