19 janeiro, 2010

Bandas... 1



Acho que nunca escrevi sobre minhas preferências musicais quando era moleque. No final dos anos de 1980 e início dos anos de 1990, duas bandas nacionais eram as minhas preferidas: Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii. Embora entre as duas, a de Brasília ganhasse disparado na minha preferência.

Sabia a maioria das músicas de cor. Meus colegas de adolescência, os que sabiam tocar violão, faziam roda e tocavam os sucessos dessas bandas. Raiva eles sentiam quando eu decidia acompanhá-los com a minha voz... Mas isso é outra história.

A primeira música da Legião que eu aprendi a... vamos dizer... cantar foi Eduardo e Mônica, do álbum DOIS. Como todo adolescente bocó, sentia-me o máximo por saber a íntegra da letra de Faroeste Caboclo que é do LP Que País é Este? Hoje já não sou capaz de lembrá-la. Foi, contudo, com o álbum AS Quatro Estações que Legião Urbana se tornou para mim um referência. Aliás, esse Álbum é um divisor de águas na carreira da banda brasiliense.

Não há quem não conheça Pais e Filhos, Há Tempos, Meninos e Meninas, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto e por aí vai. Praticamente todas as faixas desse LP, coisa rara, estouraram nas paradas.

O álbum, O Descobrimento do Brasil, para mim o melhor da banda, viria mais tarde e iniciaria uma nova fase do grupo. O último álbum, A Tempestade, é o requiém do vocalista e líder da banda, Renato Russo.

...............................................................................

O que me atraía na banda gaúcha Engenheiros do Hawaii eram as letras esquisitas e muitas vezes sem sentido algum, além, é óbvio, do som. Sucessos como Toda forma de Poder, Terra de Gigantes, Pra Ser Sincero e outros grandes hits foram trilhas sonoras para vários momentos de minha adolescência.

A adolescência passou e o ânimo de escutar essas canções foi esmorecendo. Outros gostos, que pessoas que entendem de música dizem ser mais refinado, foram aparecendo. No entanto, o que faz parte de nossa história pode até ficar esquecido, mas não desaparece. Abaixo, duas músicas que embora tenham feito sucesso na carreira dessas bandas é possível que tenham sido ofuscadas por sucessos ainda maiores.

Apreciem.






Nenhum comentário: