20 julho, 2008

Notas no ócio

Deveria ter havido, no dia 18 de julho, uma celebração com pompa e circunstância que marcasse os dois anos do blog. Não houve. Uma pena, não é? Mas para não passar em branco tão importante efeméride, registro, nesse post curto, o fato.

Este blog nasceu com o nome de Notícias do Planalto. No começo deste ano decidi alterar o nome para O Typhis Pernambucano, numa homenagem ao semanário de Recife, escrito pelo padre Frei Caneca e que atuava na defesa dos valores liberais, no século XIX; mais precisamente, entre dezembro de 1824 e abril de 1825.

Ainda não voltei de férias. Ainda curto o frio cortante e a baixa umidade do cerrado. Aproveito os dias de descanso para me entreter com as traquinagens do pequeno, bravo e agora carnívoro, Estêvão!

Dercy Gonçalves

Para meu espanto, digo isso com vergonha, soube que Dercy Gonçalves morreu. Não, leitor maldoso, eu não faço parte do grupo que acreditava que ela jamais morreria - essa propriedade é exclusiva da Hebe - é que eu pensei que ela já tivesse morrido.

Lendo as declarações de artistas, políticos e colunas de jornal sobre o falecimento da atriz, comoveu-me a maneira como todos se referiram à vida, à obra e à maneira de ser de Dercy. Educados e gentis, os comentadores prefiraram chamá-la de "irreverente" em vez de "desbocada". O engraçado é que se perguntassem à Dercy se ela se considerava irreverente, ela provavelmente responderia: "Irreverente uma porra! Eu sou é desbocada mesmo"

Rola pede impendimento, mas o gol foi legal!

O sindicalista Rola da CUT, secretário da seção Brasília da central sindical, enfiou, digo, enviou ao senado um pedido de impedimento contra o presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes, por ter concedido, por duas vezes, habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas. Rola da CUT, ao que parece, julgou que o dito ministro não teve aquilo que no nordeste a gente diz que é roxo, para manter Daniel Dantas na cadeia, daí ser necessário "impichá-lo". É, "daquilo roxo" o Rola da CUT deve entender.

Definitivamente, nome é destino!

PS: Como pude esquecer! Criei dois blogs voltados exclusivamnete para as minhas atividades docentes. Ei-los, abaixo!

Histórias
Blog do ZePaulo

2 comentários:

Ricardo Rayol disse...

então o saúdo meu amigo. parabens dpelos dois anos e vida longa ao frei caneca

Lelec disse...

Vida longa ao Typhis Pernambucano! Gostei demais de saber sobre o porquê do título do seu blog. Não conhecia esse aspecto do Frei Caneca. Obrigado pela informação.

Apesar de ter chegado tarde por aqui (apenas nos últimos meses), saiba que aprecio bastante seu blog e seus textos. Gosto bastante da sua ponderação e da maneira como expõe seus argumentos.

Parabéns pelo blog!

Abraço,

Lelec