22 julho, 2008

Inflação é isso!


Contra a inflação, Zimbábue lança nota de 100 bilhões de dólares

Nova nota é forma de compensar a falta de dinheiro em circulação no país.
Como os preços sobem muito, cédulas perdem a validade rapidamente.

Em março deste ano, a revista Veja já informava dos problemas enfrentados por esse país africano por conta da hiperinflação. O curioso e o espantoso é que em 1990 o Brasil, por muito pouco, não apresentou índices de inflação semelhantes aos do Zimbábue. Naquele ano, tivemos uma inflação anual de 135 mil por cento. Era uma verdadeira esbórnia a nossa economia. Os preços subiam tão rápido que se deixássemos para gastar o dinheiro no dia seguinte, ele compraria muito menos do que se fosse gasto no mesmo dia.

Daí a importância que o Plano Real, em 1994, teve para a estabilidade econômica de hoje. O maior legado do Plano Real, contudo, não foi a estabilidade de preços, mas a cultura política de que ter a inflação sob controle é uma prioridade dos governos, independente do partido que esteja no poder.

Todo esforço é válido para não repetirmos a época dos descontrole dos preços. Tudo, menos voltar a ser, em índices de inflação, um Zimbábue.

Vou desenvolver com meus alunos do 9° ano um projeto chamado: O que é inflação? A depender dos resultados, quem sabe não os disponiblizo aqui?


Um comentário:

Lelec disse...

É, Zé, se não fosse o Plano Real, estaríamos carregando notinhas como essas aí do Zimbábue!

Abraço,

Lelec