02 dezembro, 2007

Comentários do PAS - 3a ETAPA. (3)

ITEM 82; 86;81

Um item de sociologia política. Uma das obras mais importantes para se entender o Brasil foi escrita na década de 50 por um jurista chamado Raymundo Faoro. A obra se chama Os Donos do Poder, em dois volumes. Nessa obra, Faoro estuda elementos formadores de nossa organização política e social. Ele investiga o patrimonialismo, o tratar a coisa pública como privada e, como conseqüência disso, a política do favor. Na obra, Faoro explica que esses traços estão presentes em nossa formação desde o início da colonização e traduzem uma herança ibérica. O item, portanto, está correto.

ITEM 87; 88; 89

A Revolução de 30 que inaugura a Era Vargas (1930 – 1945), provoca sim uma ruptura com algumas estruturas da República Velha, como por exemplo uma maior moralidade da legislação eleitoral, contudo, de forma alguma rompe de maneira absoluta com as velhas práticas que tanto caracterizavam a República Velha. No caso especifico do item, o que a Revolução de 30 fez foi alterar o equilíbrio de forças das oligarquias no Brasil. Em outras palavras: Ao invés da hegemonia das oligarquias de São Paulo e Minas Gerias no controle político do país, a Revolução de 30, com expedientes semelhantes, colocou no centro do poder novas oligarquias, como a gaúcha, por exemplo. Logo, o item está errado.

ITEM 90; 92; 93

Voltando ao poder em 1951, pelo voto popular, o Segundo Governo Vargas foi maracado por uma feroz oposição que teve na UDN e em Carlos Lacerda seus maiores expoentes. As dificuldades econômicas representadas por uma crescente inflação, as divergências entre o estatismo e o liberalismo, e as graves denúncias de corrupção, além do frustrado atentado a Carlos Lacerda na rua Toneleiros, desestabilizaram politicamente o governo Vargas, que acabou se matando em 24 de agosto de 1954. O item, portanto, está correto.

ITEM 91; 93; 90


O termo populismo representou uma política típica dos governos entre 1945 e 1964, quando o Golpe Militar pôs fim a essa prática. A face mais evidente do populismo é a busca de uma política que procura uma aproximação com as massas, através do carisma de um líder político, adotando práticas que satisfizessem às camadas populares, mesmo ao custo de ameaçar o equilíbrio fiscal e a saúde econômica do país. A maioria dos historiadores rotula esse período como populista. O item está errado.

ITEM 92; 90;91

As primeiras informações do item estão corretas. De fato, o Estado Novo chega ao fim nos estertores, ou seja, nos momentos finais da II Guerra Mundial. Todavia, o Estado Novo, embora tivesse membros simpatizantes do fascismo e mesmo adotasse algumas políticas tipicamente fascistas, não adotou o anti-semitismo, típico do fascismo alemão, muito menos formou um partido político nos moldes do Partido Fascista Italiano ou mesmo do Nazismo. Além do mais, a AIB( Ação Integralista Brasileira), de caráter fascista não constituiu um partido formal e em 1938, seu líder principal, Plínio Salgado, foi preso e deportado pelo Estado Novo. O item está errado.

ITEM 93; 91; 92

O fim do Estado Novo em 1945, não levou ao poder uma nova classe política com disposição de fazer importantes transformações sociais no país. A principal mudança foi a volta ao regime democrático – o que não é pouco – e a adoção de práticas econômicas liberais, limitadas é verdade, como a prática de cortar gastos públicos. O item está, portanto, errado.

Nenhum comentário: