02 dezembro, 2007

Comentários do PAS - 3a ETAPA. (2)

ITEM 58; 56; 57.


Assim como o totalitarismo de direita, representado pelo fascismo; o totalitarismo de esquerda, representado pelo comunismo na União Soviética (stalinismo), usaram a propaganda como meio de manipulação e falseamento da verdade. A propaganda nesses regimes visava exaltar as virtudes do regime e condenar os regimes adversários. Foi, portanto, usada politicamente. O item está correto.

ITEM 59;57; 58.

A última grande polêmica! O grande problema desse item, para mim, foi a falta de clareza. A elaboração foi infeliz. Eu entendi, do item, o seguinte: que no caso das democracias ocidentais, estivessem elas ao norte ou ao sul do equador, “a população mais simples,menos letrada, que se tornava refém das formas estereotipadas e simples”, foi minorada, isto é, não foi o alvo principal, das estratégias de propaganda política dos governos democráticos ocidentais. Entendendo dessa forma, o item está errado!

ITEM 60; 65; 66

A OTAN foi um pacto militar firmado entre as potências ocidentais capitalistas em 1949, em plena Guerra Fria, portanto, nasceu com um caráter anticomunista. Sua relação com o macarthismo é pertinente, uma vez que esse movimento do início da década de 1950 nos Estados Unidos, ficou marcado pela perseguição política a jornalistas, cineastas, roteiristas, até cientistas, acusados de comunistas ou simpatizantes do regime soviético. A OTAN, portanto, era a proteção indispensável, sob o ponto de vista bélico, contra a ameaça comunista. O item está correto.

ITEM 61; 66; 60

Havia duas maneiras de responder corretamente a este item. A primeira diz respeito a informação inicial. A OTAN foi criada em 1949, já o Pacto de Varsóvia foi criado em 1955. Ah, professor, mas isso é data, aí fica difícil! Talvez dissesse um aluno. Esqueça a data, então. O Pacto de Varsóvia foi uma reação à entrada da RFA (Alemanha ocidental) na OTAN, o que ameaçava a segurança do bloco comunista no leste europeu, cujo primeiro país era a RDA (Alemanha Oriental). Ora, se foi uma reação, a OTAN teria que ter sido criada antes, como de fato, foi. Finalmente, o item diz que a OTAN teve papel fundamental na América Latina, chegando a conter regimes inspirados no comunismo soviético. Nada mais falso, vide o exemplo da Revolução Cubana de 1959. O item está, portanto, errado.

ITEM 62; 60; 61

O item é uma brincadeira. A OTAN foi uma aliança militar das potências ocidentais e capitalistas, não um bloco econômico, ainda que esse acordo tivesse algum alcance econômico. No campo da economia existiu o Plano Marshall, de 1947, cujo objetivo era socorrer as economias capitalistas da Europa arrasadas pela guerra. O item está errado.

ITEM 63; 61; 62

Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, a Europa já deixava de ser o centro hegemônico do planeta. Todavia, a postura isolacionista dos Estados Unidos escondia o fato de que a economia norte-americana e seu potencial de crescimento tornava o país a principal potência mundial, desde aquela época. Com o advento da II Guerra Mundial e a conseqüente vitória dos aliados contra as potências do Eixo, evidenciou uma realida há muito conhecida: os Estados Unidos como superpotência. Contudo, a decisiva participação da União Soviética na derrota da Alemanha na Segunda Guerra, elevou o país à condição de potência mundial, dando origem, após o fim do conflito, a uma ordem política e econômica onde os Estados Unidos lideravam o bloco comunista e os soviéticos, o bloco comunista. Ordem essa conhecida como bipolar. O item está certo.

ITEM 64; 62; 63

A queda do muro de Berlim em 1989 e o colapso da União Soviética em 1991, foram eventos que marcaram o fim da Guerra Fria e, claro, da ordem bipolar. Nos países da Europa oriental que eram satélites da União Soviética, o colapso do país fez surgir na região diversos conflitos de caráter étnico e religioso. Um profundo ódio, contido até então pelo totalitarismo comunista, eclodiu e fez do Kosovo e da Bósnia campos de massacre de etnias e de minorias religiosas.

Na África, o fim da Guerra Fria também trouxe sérias conseqüências como guerras civis, em que se destaca o conflito étnico de 1994, entre os hutus e os tutsis, em Ruanda. O item está correto.

ITEM 66; 64; 65

Este item, acredito, já foi corroborado pelos comentários anteriores. Não há mais nada a acrescentar. Está correto!

Nenhum comentário: