16 janeiro, 2007

Esse PSDB... 2

Mais uma vez esse assunto chato. Gustavo Fruet do PSDB do Paraná aceitou ser o candidato da chamada terceira via. Sua candidatura a esta altura pode embolar os planos da Canalha, mas não será suficiente para impedir a vitória do governo.

Analisando os últimos movimentos do PSDB vê-se que em política os maiores inimigos não estão no partido adversário, mas entre os próprios correligionários. Todos os políticos sofrem do mal dos triunviratos romanos, explico-me: quando a república romana vivia seu caos no século I a C, os generais, que na prática mandavam na Roma anárquica, decidiram, coagindo o senado, a formar o governo dos triúnviros. O primeiro deles foi formado por Júlio César, Crasso e Pompeu, homens que se odiavam, resultado: César acabou com os dois, antes de ser eliminado pelos senadores. Depois se formou outro triunvirato dessa vez formado por Marco Antônio, Lépido e Otávio, e mais uma vez o rancor e o ódio entre eles prevaleceu.

O que se percebe no movimento do PSDB é esse espírito do triunvirato romano. Os "alkmistas" e os "serristas" vivem em pé de guerra nos bastidores. Os primeiros fingindo defender a coerência, dizem apoiar a terceira via; o outro, pensando na Câmara paulista, aceitam o nome do PT. Nenhum porém, acredito, pensam na independência do poder legislativo em relação ao executivo, nem no plano federal, nem no estadual. Finalmente, o menino de Minas, que está de férias, recuou do acordo e decidiu apoiar a ala "alkimista" do PSDB, pois viu uma janela de oportunidade para desgastar o nome de Serra que defendeu, pensando em seu quintal, o nome da Canalha.

A sorte de Roma depois do caos do Triunvirato foi a figura de Otávio, cognominado o augusto, será que o PSDB terá o seu Otávio?

2 comentários:

Carlos Emerson Jr. disse...

O Brasil não está para Roma não, CostaJr.... Acho que estamos mais para Paraguai do que, bom, deixa prá lá.
Gustavo Fruet vem de uma família ligada à política no Paraná e é uma pessoa entusiasmada e de bem.
Acho que não vai longe não, mas deve dar uma visibilidade para a terceira via e quem sabe sensibilizar o PSDB...
Um abraço

Suzy Tude disse...

CostaJr, gostei muito da comparação.
Aliás, no meu humilde ponto de vista, o PSDB, independente de qualquer movimento futuro, era vidro e se quebrou.
Estou pensando seriamente em modificar o nome do meu blog, não quero que confundam alquimia, como transformação, com alckmin...se bem que é muito mais fácil escrever alkimista..heheehee

Grande abraço