02 dezembro, 2006

A ditadura da beleza



Outro dia, na escola, estava folheando uma revista de História sobre o Renascimento. Observando as imagens, as pinturas da renascença, veio-me a imagem de nossas modelos anoréxicas, de nossas meninas que desde cedo são obcecadas pela magreza.

A Pintura no Renascimento não daria vez a essas figuras esquálidas que o mercado endeusa e as pessoas invejam. As mulheres retratadas eram todas "cheinhas", de seios fartos, de quadris largos e de rostos redondos. Em compensação, as figuras mascuinas esculpidas ou pintadas pelos artistas do Renascimento, traduziam o ideal de beleza helênica.


São mostrados como figuras atléticas, fortes, embora, como observaram algumas pessoas, suas vergonhas eram tímidas... por quê? Perguntem ao sr. Buonarroti.

Hoje ter um corpo bonito é mais erotismo que saúde. As pessoas se dirigem às academias para exibirem seus corpos e não para cuidar deles. Alguns, caso típico dos homens, chegam, pela impaciência, a injetar substâncias tóxicas para obterem o corpo que desejam, em tempo recorde.

É possível ser saudável, sem ser musculoso. É possível ser bonita, sem ser magérrima. É possível ser feliz, sem reproduzir modelos vendidos em outdors, programas de TV e cinema. É possível ser feliz sendo apenas a gente.

O problema da beleza não está na sua busca, mas naquilo que motiva essa busca. Meus bíceps ou tríceps ou glúteos não me tornam melhor ou pior. Aqueles que se aproximam de outros apenas por essas qualidades externas, não amam, apenas desejam, ou consomem.



5 comentários:

Ane Brasil disse...

Só por que eu sou implicante eu vou discordar um pouquinho: já pegou mina feia?
com váááários quilinhos a mais?
Seus amigos, pegam essas meninas de... "beleza alternativa"?
Ah, pois é, ninguém quer ficar sozinho, meu caro... e já que é por aí que a banda toca..
Claro, qeu a coisa tá tomando ares de paranóia, psicose...
enfim, tristes tempos os nossos!
Sorte e saúde pra todos!

Ricardo Rayol disse...

Bom, sem duvida a busca do corpo perfeito, para ser comido, é uma baboseira. Pra quem pratica esportes é fácil se manter em forma. Abomino academias que só se maromba. E injetar bomba é de doer.

Anônimo disse...

OBRIGADA!

É uma grande verdade o qe vc disse. E ainda acrescento: as pessoas emburrecem a cada dia que ficam mais "saradas"

Beijos

andre wernner disse...

CostaJr.,
Parabéns! É isso mesmo. Matou a pau.
Esta colocação está perfeita: “É possível ser saudável, sem ser musculoso. É possível ser bonita, sem ser magérrima. É possível ser feliz, sem reproduzir modelos vendidos em outdoors, programas de TV e cinema. É possível ser feliz sendo apenas a gente”.
Abs

Patricia M. disse...

O negocio eh ser saudavel. Fazer caminhada alguns dias por semana, manter uma alimentacao equilibrada, dizer nao aos excessos. O celebre "caminho do meio" dos budistas. Mas parece que justamente caminhamos ao contrario disso: ou somos super gordos, ou super magros. Onde esta o pessoal "normal"?