28 agosto, 2006

ProUni, a farsa!

A Folha de São Paulo em matéria desse domingo, tirou a máscara de mais uma farsa do governo Lula, o ProUni. É mais uma falácia que custa caro para a classe média, essa que paga 27,5 % de imposto de renda, e uma fraude para milhares de alunos pobres desse país.
Veja como o governo Lula vende essa mentira na TV: "O Prouni permite ao aluno que não consegue uma vaga em uma universidade pública ou que não pode pagar uma faculdade privada, que faça um curso superior numa faculdade privada sem pagar nada. É uma oportunidade para o pobre ter um diploma de curso superior."

A Folha provou que na prática o sistema funciona assim: o aluno pobre estuda numa faculdade pé de escada, o dono da faculdade para oferecer a bolsa de estudo ao aluno pobre, recebe isenção em alguns impostos, o que é, sem meias palavras, transferência de renda para os empresários, donos dessas faculdades, oferecendo uma formação de ensino superior deplorável. Esse aluno pobre que já recebeu uma educação ruim na escola básica, sai com o diploma, mas com uma formação ruim. Como sabemos? basta ver os números do próprio governo. Das 492 instituições avaliadas pelo Enade, 237 apresentaram notas 1 e 2, as mais baixas da avaliação. O que essas instituições têm em comum além de um péssimo ensino superior? todas estão cadastradas no ProUni.

E assim a vida segue. Lula manipulando números, se orgulhando em cadeia de TV que em seu Governo mais de 11 milhões de pessoas recebe o Bolsa Família, o que deveria ser motivo de constrangimento, e vencendo no primeiro turno.

Nenhum comentário: