27 julho, 2006

Lula não desiste nunca!

Tento explicar aos meus alunos de História que não existe uma verdade absoluta em se tratando de ciência histórica. Na verdade o que o historiador faz é oferecer sua interpratação sobre o acontecimento, e essa "versão" depende de uma série de coisas: das fontes que trabalhou, da época que escreveu, do filtro ideológico do pesquisador etc. Mas Lula extrapola e não desiste nunca!

Ontem em Minas, ele chegou a dizer que Santos Dumont tinha lá um quê de socialista, pois dividiu o prêmio do 14 bis com os operários e os pobres de Paris. Talvez as empresas privadas que tenham programa de participação nos lucros para seus funcionários sejam na verdade empresas socialistas. Tirando o erro da versão presidencial, a divisão ocorreu pelo modelo no 06 de 1901 e não do 14 bis, a pior gafe foi a frase: 'Santos Dumont era brasileiro e não desistia nunca..." tsc, tsc, tsc, pelo menos de viver ele desistiu, matando-se em 1932.

Na versão presidencial, ele morreu triste por seu invento ter virado arma de guerra... hum, se fossemos nos matar por decepção, teríamos agora o maior suícidio coletivo da História!

Já falei nesse blog que nosso presidente não precisa da História do Brasil, ele tem suas próprias versões sobre o passado e isso lhe basta.

Um comentário:

kirkfan disse...

Muito boa suas observações sobre Santos Dumont e Lula.

“nossos heróis morreram de over dose”